Exames de Mamografia passam a ser realizados em São José do Cedro

Publicado em 16/01/2020 às 14:51 - Atualizado em 16/01/2020 às 14:54

A informação é do Secretário Municipal de Saúde de São José do Cedro, Fernando Will.

Segundo ele, por meio de uma contratação da Administração Cedrense com a Associação Beneficente Hospitalar de Cedro, a partir da próxima semana, os exames de mamografia passam a ser realizados no Hospital do Município.

Fernando destaca que esta era uma reivindicação antiga da comunidade, já que as mulheres precisavam se deslocar a outros municípios para a realização do exame pelo SUS. “Esta é uma grande noticia para nosso município, já que todos os dias os carros da Secretaria Municipal de Saúde se deslocavam até São Miguel do Oeste levando pacientes que precisavam do exame”, explica o Secretário, “isso gera custos adicionais ao município, mas acima de tudo, é um transtorno e desconforto enorme para quem precisa do procedimento,” comentou.

Os primeiros exames serão realizados no dia 24 deste mês. Ao todo, serão ofertados 40 exames por mês. Todos os procedimentos serão realizados no Hospital de São José do Cedro pelo técnico responsável. Os encaminhamentos serão feitos pelos médicos da Secretaria de Saúde e os resultados poderão ser retirados na Unidade de Saúde Central.

Mamografia é uma espécie de raios X das mamas. É um exame simples, mas muito importante para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo, ficando apenas atrás do câncer de pele não melanoma. O exame é capaz de detectar nódulos nos seios antes mesmo de eles serem palpáveis.

A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame de mamografia a cada dois anos.