---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


10 de Setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Publicado em 10/09/2019 às 16:59 - Atualizado em 10/09/2019 às 17:06

Durante todo esse dia, os profissionais de saúde estiveram realizando ações de conscientização à valorização da vida.

A Psicóloga Michele Seffrin, explica que uma abordagem do público em geral na Unidade de Saúde Central e também na Unidade que fica no Bairro São Cristóvão.

Durante a abordagem, as profissionais da Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fizeram a entrega de panfletos com informações importantes para a prevenção do suicídio. A ação também foi realizada nas escolas e empresas de São José do Cedro.

 

MOVIMENTO SETEMBRO AMARELO

 

Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.

No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabamos cortando o diálogo necessário.

Falar sobre suicídio é importante. É uma questão de saúde pública e é extremamente necessário.

A cor amarela é usada para representar o mês da prevenção do suicídio por causa de Dale Emme e Darlene Emme. O casal foi o início do programa de prevenção de suicídio “fita amarela”, ou “Yellow Ribbon” em inglês.

Em 1994, Mike Emme, filho do casal, com apenas 17, se matou. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo. Mike amava aquele carro e por causa dele começou a ser conhecido como “Mustang Mike”.

Entretanto, infelizmente, aqueles próximos de Mike não viram os sinais e o fim da vida do garoto chegou. No dia do funeral dele, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os 500 cartões e fitas foram feitos pelos amigos de Mike e possuíam uma mensagem: Se você precisar, peça ajuda.



Cássia dos Santos/Assessoria de Comunicação


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar