Secretaria de Estado de Saúde Solicita Documentação ao Hospital Visando Autorizar Cirurgias de Traumatologia no Município

Publicado em 28/03/2019 às 15:17 - Atualizado em 28/03/2019 às 17:04

Na manhã desta quinta-feira dia 28, o Prefeito Municipal Plinio de Castro reuniu a diretoria do Hospital em seu gabinete para anunciar a possibilidade de retorno das cirurgias de traumatologia no Hospital de São José do Cedro.

Plínio destacou que desde 2013 o município realizou inúmeros investimentos na contratação de profissionais e serviços, para possibilitar o atendimento de demandas represadas nas filas para consultas, exames e cirurgias. Com isso, foram realizadas mais de 400 cirurgias de ortopedia para pacientes residentes em São José do Cedro que aguardavam por atendimento nas unidades de referência. “Em 2018, após inúmeras tratativas, conseguimos ampliar os atendimentos trazendo profissionais para atender a demanda de consultas e cirurgias também na área de ortopedia”, salientou, “o município bancou parte dos procedimentos a título de complementação financeira, em contrapartida, a Secretaria de Estado de Saúde autorizava os procedimentos cirúrgicos através da Autorização de Internação Hospitalar - AIH, possibilitando assim a vinda de profissional para a realização dos procedimentos cirúrgicos na Unidade Hospitalar do nosso munícipio”, finalizou o Prefeito.

O Prefeito explicou que, com a mudança de governo no inicio desse ano, a Secretaria de Estado de Saúde não aprovou mais a Autorização de Internação Hospitalar – AIH para fazer as cirurgias de traumatologia no Hospital de São José do Cedro, por esse motivo, no dia 12 de Março a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou 23 pacientes para o Hospital de Abelardo Luz, gastando com transporte e motorista. “Isso causou desconforto aos pacientes e familiares, uma cirurgia que poderia ter sido realizada aqui”, lamentou Plínio.

Em sua viagem à capital do estado no dia 12 de Março, Plínio, juntamente com o Deputado Estadual Altair Silva, esteve reunido com os responsáveis pela área técnica da Secretaria de Saúde, reivindicando e exigindo o retorno desse serviço, e antes mesmo de retornar ao município, recebeu a resposta positiva.

O Presidente da Associação Beneficente Hospitalar de Cedro Pedro Toigo agradeceu o empenho da Administração Municipal em trazer esse serviço novamente ao Hospital de Cedro, se dizendo muito feliz e satisfeito.

Plinio de Castro finalizou o encontro dessa manhã, confirmando o depósito nas contas da Unidade Hospitalar, de R$ 200 mil para manutenção, emenda do Senador Dário Berger.

Cássia dos Santos/Assessoria de Imprensa