---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Características

Publicado em 20/08/2013 às 21:51 - Atualizado em 13/06/2014 às 08:10

LOCALIZAÇÃO: Extremo Oeste de Santa Catarina, limitando-se com Palma Sola (LESTE), República Argentina (OESTE), Princesa e Guarujá do Sul (NORTE) e Guaraciaba e Anchieta (SUL).

ÁREA: 261,2 km², fazendo divisa com a República Argentina, numa extensão de 25 km.

ALTITUIDE: 780 metros acima do nível do mar

CLIMA: Temperado e saudável, com temperatura média anual de 17ºC. No verão a temperatura atinge 38ºC e no inverno é freqüente a ocorrência de geadas.

SOLO: Originário da consolidação do magma, sua formação está relacionada com o período triássico da era mesozóica. A região é coberta por uma camada de solo argiloso, roxo de cor avermelhada, com profundidade variável, disposta sobre uma base rochosa de natureza basáltica, que em alguns pontos aflora a superfície irregular.

TOPOGRAFIA: Situa-se no vale do Lajeado Cedro, afluente do Rio das Flores. A topografia é acidentada com desníveis dentro do perímetro urbano em cerca de 40 metros.

ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO: 1.800 a 2.000mm/ano.

HIDROGRAFIA: banhado pelos rios: Peperi-Guaçú, das Antas, Tracutinga, Lageado Grande, das Flores e Rio Maria Preta.

VEGETAÇÃO: A vegetação natural do território é da floresta araucária do Extremo Oeste e submata de angico, grápia, canela, guajuvira e pela expansão das florestas subtropicais em detrimento dos pinhais que gradativamente vão perdendo terreno. Estas florestas subtropicais são verificadas nas divisas dos grandes rios como: Peperi-Guaçú e Rio das Antas.

RELEVO: Predominante o suave ondulado. Observam-se declividades longas em centenas de metros, interrompidas em áreas planas dos solos hidromáticos.

POPULAÇÃO: 14 mil habitantes

DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 50,23 habitantes por km²

RENDA PER CÁPITA: R$ 4.151,00/ano

COLONIZAÇÃO: Italiana e Alemã